Integrando o Pensamento Computacional como metodologia de ensino na Escola Municipal de tempo integral Dr Afrânio de Freitas Azevedo

Autores

  • Carolina Teles Rodrigues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil
  • Bruno Pereira Garcês Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1624

Palavras-chave:

pensamento computacional, metodologia de ensino, tempo integral, currículo

Resumo

O artigo propõe apresentar a integração do Pensamento Computacional como metodologia de ensino na Escola Municipal de tempo integral Dr. Afrânio de Freitas Azevedo, e mostrar a importância da formação continuada dos docentes em incorporar habilidades computacionais no currículo educacional para preparar os estudantes para o mundo digital e tecnológico atual. Configura-se  como um  estudo de caso qualitativo, delineado pela pesquisa bibliográfica e documental. O estudo afirma que, quando bem aplicada, esta metodologia potencializa o desenvolvimento cognitivo, o raciocínio lógico e a capacidade resolutiva dos alunos, preparando-os de forma mais abrangente para as demandas futuras.

Biografia do Autor

Carolina Teles Rodrigues, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Mestre em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM). Graduada em Pedagogia - Bacharelado em Gestão Escolar (2005), Normal Superior com Habilitação em Magistério (2007) e Licenciatura em Pedagogia (2008) pela Faculdade Católica de Uberlândia. Especialista em Supervisão Escolar (2008), Inspeção Escolar (2008), Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação (2010) e Educação Profissional e Tecnológica Inclusiva (2020).

Bruno Pereira Garcês, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Graduado em Química Industrial e mestre em Química pela Universidade Federal de Uberlândia, doutor em Química pelo instituto de Química de São Carlos. Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba.

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Publicado

2024-12-11

Como Citar

RODRIGUES, C. T.; GARCÊS, B. P. . Integrando o Pensamento Computacional como metodologia de ensino na Escola Municipal de tempo integral Dr Afrânio de Freitas Azevedo. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 24, n. 49, p. 1–19, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v24i49.1624. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1624. Acesso em: 18 dez. 2024.