Percepções sobre a reforma do Ensino Médio pelo viés da Análise do Discurso Textualmente Orientada e da Multimodalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1451

Palavras-chave:

Análise crítica do discurso, Ensino Médio, Reforma do Ensino Médio, Multimodalidade.

Resumo

Conforme Ministério da Educação, para 2020, estavam previstas mudanças no Ensino Médio, a partir das recentes alterações no Plano Nacional de Educação, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular. Com isso, é importante refletir como foram construídos os discursos dentro dessas alterações que geram grandes e importantes impactos no contexto educacional brasileiro. Partindo disso, este estudo visa compreender como os diferentes recursos semióticos presentes no texto do Guia do Novo Ensino Médio são instanciados a fim de buscar uma adesão à argumentação proposta para que, em uma visão simplória, o único caminho para “salvar” a educação seja por meio de uma reforma do Ensino Médio. Para tanto, recorremos ao quadro teórico-metodológicos da Análise do Discurso Textualmente Orientada (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999), dos preceitos da Semiótica Social (KRESS, 1988) para compreender tal proposta.  

Biografia do Autor

Henrique Campos Freitas, Universidade de Uberaba - UNIUBEUniversidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Minas Gerais - PosLin/UFMG), mestre em Estudos Linguísticos (Universidade Federal de Uberlândia - PPGEL/UFU), especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira (UNINTER), especialista em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) (FAVENI), licenciado em Letras-Português e Inglês (Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM) e técnico em Secretariado (SENAC/MG). Tem experiência nas áreas de Linguística e Língua Portuguesa, atuando no ensino superior, nos ensinos fundamental e médio, além de possuir experiência com rotinas administrativas de secretaria escolar. Suas investigações acadêmicas baseiam-se nos seguintes temas: Análise Crítica do Discurso (ACD), Linguística Sistêmico-Funcional (LSF), Sistema de Avaliatividade, Linguística de Corpus (LC), BNCC, Linguística Aplicada, Educação a distância e Ensino de Língua Portuguesa. 

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Publicado

2024-07-05

Como Citar

FREITAS, H. C. Percepções sobre a reforma do Ensino Médio pelo viés da Análise do Discurso Textualmente Orientada e da Multimodalidade. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 22, n. 47, p. 01–24, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v22i47.1451. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1451. Acesso em: 4 dez. 2024.