Percepções sobre a reforma do Ensino Médio pelo viés da Análise do Discurso Textualmente Orientada e da Multimodalidade
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v22i47.1451Keywords:
Análise crítica do discurso, Ensino Médio, Reforma do Ensino Médio, Multimodalidade.Abstract
Conforme Ministério da Educação, para 2020, estavam previstas mudanças no Ensino Médio, a partir das recentes alterações no Plano Nacional de Educação, na Lei de Diretrizes e Bases da Educação, nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e da elaboração da parte para o Ensino Médio da Base Nacional Comum Curricular. Com isso, é importante refletir como foram construídos os discursos dentro dessas alterações que geram grandes e importantes impactos no contexto educacional brasileiro. Partindo disso, este estudo visa compreender como os diferentes recursos semióticos presentes no texto do Guia do Novo Ensino Médio são instanciados a fim de buscar uma adesão à argumentação proposta para que, em uma visão simplória, o único caminho para “salvar” a educação seja por meio de uma reforma do Ensino Médio. Para tanto, recorremos ao quadro teórico-metodológicos da Análise do Discurso Textualmente Orientada (CHOULIARAKI; FAIRCLOUGH, 1999), dos preceitos da Semiótica Social (KRESS, 1988) para compreender tal proposta.
Downloads
References
BRENT, G. R. Análise Crítica do Discurso: uma proposta transdisciplinar para a investigação crítica da linguagem. In: LIMA, C. H. P.; PIMENTA, S. M. de O.; AZEVEDO, A. M. T. de. Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity. Rethinking Critical Discourse Analysis. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1999.
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2001.
FAIRCLOUGH, N. Language and power. London: Longam, 1989.
FERRETTI, C. J. A reforma do Ensino Médio e sua questionável concepção de qualidade da educação. Estud. av., São Paulo, v. 32, n. 93, p. 25-42, ago. 2018. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40142018000200025&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 15 nov. 2019.
FREITAS, H. C. Análise contrastiva das Circunstâncias de Ângulo em corpus sobre a proposta da nova Base Nacional Comum Curricular: perspectivas a partir do Sistema de Avaliatividade - 2017. 142 f. Dissertação (Mestrado em Estudos Linguísticos) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2017.
GERALDI, J. W. O ensino de língua portuguesa e a Base Nacional Comum Curricular. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 381-396, jul./dez. 2015. Disponível em: https://smeduquedecaxias.rj.gov.br/smeportal/wp-content/uploads/2020/08/Ensino-de-LP-e-BNCC_Geraldi.pdf. Acesso em: 10 nov. 2021.
GUALBERTO, C.; PIMENTA, S. A Multimodal Analysis of Aesthetics in Brazilian School Textbooks. In: TØNNESSEN, E. S.; FORSGREN, F. (Ed.). Multimodality and Aesthetics. Londres: Routledge, 2019.
GUALBERTO, C. L. Multimodalidade em livros didáticos de língua portuguesa: uma análise a partir da semiótica social e da gramática do design visual. 2016. 181 f. Tese (Doutorado em Estudos Linguísticos) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2016. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MGSS-A8KNM8/1/c_l_gualberto_tese_capa_dura.pdf. Acesso em: 05 dez. 2021.
HALLIDAY, M. A. K.; McINTOSH, A.; McIntosh; STREVENS, P. The Linguistic Sciences and Language Teaching. London: Longmans, 1964.
HALLIDAY, M. A. K. Estrutura e função da linguagem. Tradução de Jesus Antônio Durigan. In: LYONS, J. (org.). Novos horizontes em Lingüística. São Paulo: Cultrix, 1976.
HALLIDAY, M. A. K Language as Social Semiotic: The Social Interpretation of Language and Meaning. London: Edgard Arnold, 1978a.
HALLIDAY, M.; HASAN, R. Language, context and text: aspects of language in a social semiotic perspective. Oxford: OUP, 1989.
HALLIDAY, M. A. K.; MATTHIESSEN, C. M. I. M. An introduction to functional grammar. 4th edition. London and New York, Routledge, 2004.
KRESS, G; van LEEUWEN, T. Reading Images: The Grammar of Visual Design. Londres: Routledge, 2006.
______. Colour as a semiotic mode: notes for a grammar of colour. Visual Communication, [s.l.], v. 1, n. 3, p.343-368, out. 2002.
MACHIN, David. Introduction to multimodal analysis. London: Bloomsbury, 2007.
NATIVIDADE, C.; PIMENTA, S. A Semiótica Social e a Multimodalidade. In: LIMA, C. H. P.; PIMENTA, S. M. de O.; AZEVEDO, A. M. T. de. Incursões Semióticas: Teoria e Prática de Gramática Sistêmico-Funcional, Multimodalidade, Semiótica Social e Análise Crítica do Discurso. Rio de Janeiro: Livre Expressão, 2009.
NEVES, M. H. M. A gramática funcional. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
ORMUNDO, J. da S. A reconfiguração da linguagem na globalização: investigação da linguagem on-line. 2007. 272f. Tese (Doutorado em Linguística) – Universidade de Brasília, Brasília, 2007. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/3311. Acesso em: 05 dez. 2021.
van LEEUWEN, T. The language of colour. Londres: Routledge, 2011.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Submitted texts approved by the Editorial Board of Revista Profissão Docente will be published, and their authors may use them for future publications, provided that the original edition is properly cited (title, Revista Profissão Docente, volume, issue, year of publication, and page numbers of the referenced text). All articles published in this journal are the sole responsibility of their authors. Revista Profissão Docente and Universidade de Uberaba assume no legal responsibility for their content.