Programa Residência Pedagógica no período remoto: um estudo de caso em Manaus-AM

Autores

  • Aline Samara Lima de Jesus Universidade Federal do Amazonas
  • Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi Universidade Federal do Amazonas http://orcid.org/0000-0001-7998-410X

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1414

Palavras-chave:

Formação de professores, Educação, Covid-19

Resumo

O Programa Residência Pedagógica possui o objetivo de incentivar a formação docente, a partir da segunda metade do curso, melhorando, assim, a qualidade dos cursos de licenciatura, e possibilitando ao licenciando o contato direto com a prática escolar. Este relato de experiência objetiva apresentar a experiência adquirida durante parte do primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ama zonas-UFAM no período do ensino remoto na cidade de Manaus-AM. Durante o período de atuação, foram realizadas atividades como: apresentação da escola, criação do cronograma e planejamento das atividades do primeiro módulo, organização do laboratório interdisciplinar da escola, aplicação de questionários e elaboração do diagnóstico escolar, realizado a partir de observações aos diversos ambientes da escola. A metodologia apresenta caráter descritivo e exploratório. Pode-se verificar que o Programa Residência Pedagógica proporcionou uma série de oportunidades, mostrando, na prática, a realidade da atuação da profissão docente no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Aline Samara Lima de Jesus, Universidade Federal do Amazonas

Graduanda em licenciatura em Química pela Universidade Federal do Amazonas, UFAM.  Aluna bolsista do Programa Residência Pedagógica.

Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas

Professora adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas (ISB/UFAM), em Coari - Amazonas. Bacharel em Química pela Universidade Federal do Amazonas (2010) e em Farmácia pelo Centro Universitário Nilton Lins (2008). Possui Mestrado (2011) e Doutorado (2015) em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Química de Biomoléculas da Amazônia (Q-BiomA) e no Núcleo de Estudos em Saúde das Populações Amazônicas(NESPA). Atua nas áreas de Química de Produtos Naturais, principalmente relacionados a resíduos de frutas Amazônicas, óleos essenciais e caracterização química de substâncias fenólicas. Realiza projetos de Pesquisa e Extensão relacionadas ao Ensino de Química com projetos de intervenção utilizando práticas experimentais e valorização de saberes tradicionais.

Referências

AGOSTINI, Vanessa Wegner; CERON TREVISOL, Maria. Teresa. A experimentação didática no ensino de ciências: uma proposta construtivista para a utilização do laboratório didático. Colóquio Internacional de Educação, v. 2, n. 1, p. 753-762, 8 set. 2014.

AMAZONAS, Decreto N.º 42.459, de 03 de julho de 2020. Altera, na forma que especifica, o Decreto n.º 40.769, de 10 de junho de 2019, que “Dispõe sobre a ampliação dos serviços prestados pela Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, no âmbito da Administração Pública Estadual e particulares, e dá outras providências.” Disponível em: http://www.transparencia.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/DECRETO-n.-42.460-de-03-de-julho-de-2020.pdf. Acesso em: 04 mar. 2020.

BEHREND, Danielle Monteiro; COUSIN, Cláudia da Silva; SCHMIDT, Elisabeth Brandão. A relação interinstitucional entre escola e universidade no contexto dos estágios curriculares supervisionados. Laplage em Revista, [S.l.], v. 5, n. 1, p.85-94, fev. 2019.

BRASIL. Portaria n° 259, de 17 dezembro 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Rio de Janeiro: CAPES, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-259-de-17-dezembro-de-2019-234332362. Acesso em: 25 jan. 2021.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries: apresentação dos temas transversais, ética, vol. 08.1. Brasília: MEC/SEF, 1997c. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 27 jan. 2021.

CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Paraná, v. I, p. 684-692, 2009. Disponível em: http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/8%20Ensinodecienciasnasseriesiniciais/Ensinodecienciasnasseriesinicias_Artigo2.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.

FELIPE, Eliane da Silva; BAHIA, Celi da Costa Silva. Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 81-94, 22 dez. 2020.

FERREIRA, Pamela Cristina Conde; SIQUEIRA, Miriam Carla da Silva. Residência pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista Práticas de linguagem, [s. l.], v. 10, ed. 1, 2020.

FERREIRA, Samuel Giovani dos Santos. A residência para a formação de professores no Brasil: certificação de competências e conformação docente. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219583. Acesso em: 26 jan. 2021.

FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no ensino de química e biologia. Curitiba: Ibpex, 2007.

GODINHO SOARES, Renata; VARGAS, Verônica de Carvalho; MARIANO, Vinícius Gonçalves; RUPPENTHAL, Raquel. Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 116-131, 4 jun. 2020.

PPP. Escola Estadual de Tempo Integral Marcantonio Vilaça I. Projeto Político Pedagógico. Manaus, AM, 2015.

PRADO, Gustavo Machado. O programa residência pedagógica: um olhar sobre as experiências iniciais. Kiri-krê: Pesquisa em Ensino, [s. l.], v. 2, ed. 5, p. 16-22, 2 dez. 2020.

RODRIGUES, Rogério.; CORDEIRO, Suammy Priscila Rodrigues Leite; SARETTO, Tiago Machado. The Importance of Experimental Class in the Teaching-Learning Process for Deaf Students: An experience report in Professional and Technological Education (PTE). Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e65953068, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3068. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3068. Acesso em: 27 jan. 2021.

RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 6 set. 2020.

SOUSA, Daiane Araújo de.; BARROSO, Mateus Lemos. A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 1 maio 2019.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (Amazonas). David Lopes Neto. Edital 011/2020, 31 de agosto de 2020. Programa residência pedagógica/2020: - seleção de alunos bolsistas e voluntários, Manaus-AM, 31 ago. 2020.

VALADARES, Jorge. O Ensino Experimental das Ciências: do conceito à prática: investigação/Acção/Reflexão. Revista Proformar on-line, Instituto Avanzado de Creatividad Aplicada Total, Santiago de Compostela, Espanha e pela Universidade Fernando Pessoa, Ponte de Lima, Portugal, 2006. Disponível em: http://proformar.pt/revista/edicao_13/ensino_exp_ciencias.pdf >. Acesso em: 27 jan. 2021.

VASCONCELOS, Flávia C. G. C.; SILVA, João Roberto Ratis Tenório da. A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente. Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 219-234, 22 dez. 2020.

Downloads

Publicado

2024-07-05

Como Citar

JESUS, A. S. L. de; YAMAGUCHI, K. K. de L. Programa Residência Pedagógica no período remoto: um estudo de caso em Manaus-AM. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 21, n. 46, p. 01–14, 2024. DOI: 10.31496/rpd.v21i46.1414. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1414. Acesso em: 22 nov. 2024.