Programa Residência Pedagógica no período remoto: um estudo de caso em Manaus-AM
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1414Keywords:
Formação de professores, Educação, Covid-19Abstract
O Programa Residência Pedagógica possui o objetivo de incentivar a formação docente, a partir da segunda metade do curso, melhorando, assim, a qualidade dos cursos de licenciatura, e possibilitando ao licenciando o contato direto com a prática escolar. Este relato de experiência objetiva apresentar a experiência adquirida durante parte do primeiro módulo do Programa Residência Pedagógica da Universidade Federal do Ama zonas-UFAM no período do ensino remoto na cidade de Manaus-AM. Durante o período de atuação, foram realizadas atividades como: apresentação da escola, criação do cronograma e planejamento das atividades do primeiro módulo, organização do laboratório interdisciplinar da escola, aplicação de questionários e elaboração do diagnóstico escolar, realizado a partir de observações aos diversos ambientes da escola. A metodologia apresenta caráter descritivo e exploratório. Pode-se verificar que o Programa Residência Pedagógica proporcionou uma série de oportunidades, mostrando, na prática, a realidade da atuação da profissão docente no ambiente escolar.References
AGOSTINI, Vanessa Wegner; CERON TREVISOL, Maria. Teresa. A experimentação didática no ensino de ciências: uma proposta construtivista para a utilização do laboratório didático. Colóquio Internacional de Educação, v. 2, n. 1, p. 753-762, 8 set. 2014.
AMAZONAS, Decreto N.º 42.459, de 03 de julho de 2020. Altera, na forma que especifica, o Decreto n.º 40.769, de 10 de junho de 2019, que “Dispõe sobre a ampliação dos serviços prestados pela Imprensa Oficial do Estado do Amazonas, no âmbito da Administração Pública Estadual e particulares, e dá outras providências.” Disponível em: http://www.transparencia.am.gov.br/wp-content/uploads/2020/07/DECRETO-n.-42.460-de-03-de-julho-de-2020.pdf. Acesso em: 04 mar. 2020.
BEHREND, Danielle Monteiro; COUSIN, Cláudia da Silva; SCHMIDT, Elisabeth Brandão. A relação interinstitucional entre escola e universidade no contexto dos estágios curriculares supervisionados. Laplage em Revista, [S.l.], v. 5, n. 1, p.85-94, fev. 2019.
BRASIL. Portaria n° 259, de 17 dezembro 2019. Dispõe sobre o regulamento do Programa de Residência Pedagógica e do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Rio de Janeiro: CAPES, 2019. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-259-de-17-dezembro-de-2019-234332362. Acesso em: 25 jan. 2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais de 1ª a 4ª séries: apresentação dos temas transversais, ética, vol. 08.1. Brasília: MEC/SEF, 1997c. Disponível em: http://www.mec.gov.br. Acesso em: 27 jan. 2021.
CASTOLDI, Rafael; POLINARSKI, Celso Aparecido. A Utilização de Recursos Didático-Pedagógicos na Motivação da Aprendizagem. Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, Paraná, v. I, p. 684-692, 2009. Disponível em: http://www.sinect.com.br/anais2009/artigos/8%20Ensinodecienciasnasseriesiniciais/Ensinodecienciasnasseriesinicias_Artigo2.pdf. Acesso em: 27 jan. 2021.
FELIPE, Eliane da Silva; BAHIA, Celi da Costa Silva. Aprendendo a ser professor: as contribuições do programa Residência Pedagógica. Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 81-94, 22 dez. 2020.
FERREIRA, Pamela Cristina Conde; SIQUEIRA, Miriam Carla da Silva. Residência pedagógica: um instrumento enriquecedor no processo de formação docente. Revista Práticas de linguagem, [s. l.], v. 10, ed. 1, 2020.
FERREIRA, Samuel Giovani dos Santos. A residência para a formação de professores no Brasil: certificação de competências e conformação docente. 2020. 172 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219583. Acesso em: 26 jan. 2021.
FIALHO, Neusa Nogueira. Jogos no ensino de química e biologia. Curitiba: Ibpex, 2007.
GODINHO SOARES, Renata; VARGAS, Verônica de Carvalho; MARIANO, Vinícius Gonçalves; RUPPENTHAL, Raquel. Programa de Residência Pedagógica: perspectivas iniciais e desafios na implementação. Revista Insignare Scientia - RIS, v. 3, n. 1, p. 116-131, 4 jun. 2020.
PPP. Escola Estadual de Tempo Integral Marcantonio Vilaça I. Projeto Político Pedagógico. Manaus, AM, 2015.
PRADO, Gustavo Machado. O programa residência pedagógica: um olhar sobre as experiências iniciais. Kiri-krê: Pesquisa em Ensino, [s. l.], v. 2, ed. 5, p. 16-22, 2 dez. 2020.
RODRIGUES, Rogério.; CORDEIRO, Suammy Priscila Rodrigues Leite; SARETTO, Tiago Machado. The Importance of Experimental Class in the Teaching-Learning Process for Deaf Students: An experience report in Professional and Technological Education (PTE). Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 5, p. e65953068, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i5.3068. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3068. Acesso em: 27 jan. 2021.
RONDINI, Carina Alexandra; PEDRO, Ketilin Mayra; DUARTE, Cláudia dos Santos. Pandemia do Covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. Interfaces Científicas - Educação, v. 10, n. 1, p. 41-57, 6 set. 2020.
SOUSA, Daiane Araújo de.; BARROSO, Mateus Lemos. A formação inicial docente em Educação Física a partir do Programa Residência Pedagógica: um relato de experiência. Práticas Educativas, Memórias e Oralidades - Rev. Pemo, v. 1, n. 2, 1 maio 2019.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (Amazonas). David Lopes Neto. Edital 011/2020, 31 de agosto de 2020. Programa residência pedagógica/2020: - seleção de alunos bolsistas e voluntários, Manaus-AM, 31 ago. 2020.
VALADARES, Jorge. O Ensino Experimental das Ciências: do conceito à prática: investigação/Acção/Reflexão. Revista Proformar on-line, Instituto Avanzado de Creatividad Aplicada Total, Santiago de Compostela, Espanha e pela Universidade Fernando Pessoa, Ponte de Lima, Portugal, 2006. Disponível em: http://proformar.pt/revista/edicao_13/ensino_exp_ciencias.pdf >. Acesso em: 27 jan. 2021.
VASCONCELOS, Flávia C. G. C.; SILVA, João Roberto Ratis Tenório da. A vivência na residência pedagógica em química: aspectos formativos e reflexões para o desenvolvimento da prática docente. Revista Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 12, n. 25, p. 219-234, 22 dez. 2020.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.