A formação contínua de professoras/es universitárias/os: afecções, afetos, emoções e sentimentos das perejivaniia docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1435

Palavras-chave:

Formação contínua, Docência universitária, Perejivaniia

Resumo

Este artigo resulta de pesquisa em âmbito de doutorado, tendo por problema como e o que movimenta o processo formativo que prospecta a liberdade-felicidade do docente. Estabeleceu-se como objetivo geral investigar, na Atividade Pedagógica, a prospecção liberdade-felicidade mediante o movimento coletivo do processo de formação e aprendizagem docente. Assumiu-se como método o Materialismo Histórico Dialético, fundamentando-se na Teoria Histórico-Cultural da Atividade e na Didática Desenvolvimental, tendo como metodologia a Pesquisa Coletiva. Utilizou-se como instrumental a produção coletiva de textos em encontros formativos. O método de análise desenhou-se por meio dos isolados, episódios e cenas decorrentes da produção coletiva dos dados, tendo por categoria analítica a unidade. Apresentam-se, neste artigo, as afecções, afetos, emoções e sentimentos delineadores das perejivaniia no movimento da Atividade Pedagógica. Como resultado, concluiu-se que o sentido de pertencimento é vital para a Atividade Pedagógica, tem íntima conexão com a unidade motivo-objeto e com o aprendizado ético-afetivo.

Biografia do Autor

Grasiela Maria de Souza Coelho, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Mestre pela Universidade Federal do Piauí. Graduada em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí. Atualmente é professora da Universidade Federal do Piauí no Campus Amílcar Ferreira Sobral em Floriano, no Curso de Licenciatura em Pedagogia, na área de Linguagem e Educação.  

Andréa Maturano Longarezi, Universidade Federal de Uberlândia

Pós-doutora em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, sob a supervisão do Prof. Dr. Manoel Oriosvaldo de Moura (2018). Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista ´Júlio de Mesquita Filho´ (2001); mestre em Educação - Metodologia do Ensino- pela Universidade Federal de São Carlos (1996) e graduada em Ciências Sociais (Licenciatura Plena e Bacharelado) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1992). Atualmente é professora associada na Faculdade de Educação, da Universidade Federal de Uberlândia, atuando como membro do corpo permanente nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação dessa instituição; é coordenadora substituta do Programa de Pós-graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFU.

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Publicado

2021-12-17

Como Citar

Coelho, G. M. de S., & Longarezi, A. M. (2021). A formação contínua de professoras/es universitárias/os: afecções, afetos, emoções e sentimentos das perejivaniia docentes. Revista Profissão Docente, 21(46), 01–28. https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1435