A formação contínua de professoras/es universitárias/os: afecções, afetos, emoções e sentimentos das perejivaniia docentes
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1435Palavras-chave:
Formação contínua, Docência universitária, PerejivaniiaResumo
Este artigo resulta de pesquisa em âmbito de doutorado, tendo por problema como e o que movimenta o processo formativo que prospecta a liberdade-felicidade do docente. Estabeleceu-se como objetivo geral investigar, na Atividade Pedagógica, a prospecção liberdade-felicidade mediante o movimento coletivo do processo de formação e aprendizagem docente. Assumiu-se como método o Materialismo Histórico Dialético, fundamentando-se na Teoria Histórico-Cultural da Atividade e na Didática Desenvolvimental, tendo como metodologia a Pesquisa Coletiva. Utilizou-se como instrumental a produção coletiva de textos em encontros formativos. O método de análise desenhou-se por meio dos isolados, episódios e cenas decorrentes da produção coletiva dos dados, tendo por categoria analítica a unidade. Apresentam-se, neste artigo, as afecções, afetos, emoções e sentimentos delineadores das perejivaniia no movimento da Atividade Pedagógica. Como resultado, concluiu-se que o sentido de pertencimento é vital para a Atividade Pedagógica, tem íntima conexão com a unidade motivo-objeto e com o aprendizado ético-afetivo.Referências
ALVARADO-PRADA, Luís Eduardo. Pesquisa Coletiva na Formação de Professores. Revista de Educação Pública. Cuiabá, v. 15 n. 28 maio./ ago. 2006.
ALVARADO-PRADA, Luís Eduardo; OLIVEIRA, Valéria de Freitas. Concepções e políticas de formação continuada de professores: sua construção. Ensino Em-Revista, Uberlândia, v.17, n.1, p. 111-133, jan./jun. 2010.
ALVARADO-PRADA; Luís Eduardo; LONGAREZI, Andréa Maturano. Aprendizagem docente na formação continuada de professores em serviço. In: GALVÃO, Afonso; SANTOS, Gilberto Lacerda dos. (Org.). História e pensamento educacional, formação de educadores, políticas públicas e gestão da educação. Brasília: Líber Livro Editora: ANPEd, 2008, v. 1, p. 105-122.
BADIOU, Alain. A filosofia deve enfrentar o amor e a felicidade. Disponível em: https://lavrapalavra.com/2015/08/07/a-filosofia-deve-enfrentar-o-amor-e-a-felicidade/. Acesso em: 26 set. 2019.
CARAÇA, Bento de Jesus. Conceitos Fundamentais da Matemática. Gradiva Edições, Portugal, 1951.
DAVYDOV, Vasily Vasilyevich. Problemas do ensino desenvolvimental: a experiência da pesquisa teórica e experimental na psicologia. Trad. de José Carlos Libâneo. Educação Soviética, n° 8, agosto, 1988.
DIAS DE SOUSA, Walêska Dayse. Processos de imitação-criação como constituidores da práxis pedagógica. 2016. 343 fl. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2016.
FEROLA, Bianca de Carvalho. Contribuições para a Didática Desenvolvimental no Ensino Médio: ações didáticas para a formação de conceitos científicos em Biologia. Monografia (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal de Uberlândia, 2016.
FEROLA, Bianca de Carvalho. O desenvolvimento integral na obra de Leonid Vladimirovich Zankov (1957-1977): um olhar para os princípios e orientações metodológicas. 2019. 78fls. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2019.
FERREIRA, Ione Maria. Formação de professores e desenvolvimento da personalidade na Educação Infantil. Relatório de qualificação (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2019.
FRANCO, Patrícia Lopes Jorge. O desenvolvimento de motivos formadores de sentido no contexto das atividades de ensino e estudo na escola pública brasileira. 2015. 359fl. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, MG, 2015.
FRIGOTTO, Gaudêncio. Escola e trabalho numa perspectiva histórica: contradições e controvérsias. Conferência proferida na Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Lisboa, XVII Colóquio Afirse – secção portuguesa, “A escola e o mundo do trabalho”, a 12 de fevereiro de 2009. Sísifo - Revista de Ciências da Educação, n.9, mai/ago 2009, p. 129-136. Disponível em: http://www.afirse.com/archives/cd2/confer%C3%AAncias/Gaudencio%20Frigotto.pdf Acesso em 13 nov. 2017.
JESÚS, Sônia Ferreira de. Formação continuada da gestão pedagógica: uma análise na perspectiva da teoria da personalidade e obutchénie por unidades. 2021. 180 fl. Relatório de qualificação de Tese (Doutorado em Educação) –Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2021.
LÊNIN, Vladimir Ilyich Ulianov. Cadernos sobre a dialética de Hegel. Tradução de José Paulo Netto. Pensamento Crítico, 16. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.
LEONTIEV, Alexis. O desenvolvimento do psiquismo. 2. ed. São Paulo: Centauro, 2004.
LONGAREZI, Andrea Maturano; DIAS DE SOUSA, Walêska Dayse. Unidades possíveis para uma obutchénie dialética e desenvolvedora. Linhas Críticas (UNB), v.24, p. 278-299, 2018. https://doi.org/10.26512/lc.v24i0.19815
LONGAREZI, Andrea Maturano; SILVA, Jorge Luiz da. Pesquisa-formação: um olhar para a sua constituição conceitual e política. Revista Contrapontos - Eletrônica, v. 13, n. 3, p. 214-225, set./dez. 2013. https://doi.org/10.14210/contrapontos.v13n3.p214-225
MARRA, José Bartolomeu Jocene. Formação de formadores de professores para e por um Ensino Desenvolvimental de línguas: uma intervenção didático-formativa na educação superior em Moçambique. 2018. 147fl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2018.
MOURA, Manoel Oriosvaldo de. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. 136 fl.Tese (Livre Docência em Metodologia do Ensino de Matemática) – Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo - USP, São Paulo, 2000.
PUGLIESE, Nastassja. Os três gêneros de conhecimento e a natureza de suas relações. Spinoza e nós, v. 2: Spinoza atual/inatual. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2017.
SAWAIA, Bader Burihan. Cultura: A dimensão psicológica e a mudança histórica e cultural. A emoção como locus de produção do conhecimento: uma reflexão inspirada em Vygotsky e no seu diálogo com Espinosa. III Conferência de Pesquisa Sócio-Cultural, Campinas, SP, 2000.
SAWAIA, Bader Burihan. Fome de felicidade e liberdade. In: Muitos Lugares para Aprender. Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária - CENPEC – São Paulo; CENPEC/Fundação Itaú Social/Unicef, 2003.
SOUZA, Leandro Montandon de Araújo. A sociologia no ensino médio: princípios e ações didáticas orientadoras de um ensino que possibilite o desenvolvimento de adolescentes em uma perspectiva histórico-cultural. 2016. 209fl. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2016.
SOUZA, Leandro Montandon de Araújo. A unidade Personalidade-Psique-Atividade no pensamento de Sergei L. Rubinstein: contribuições para o campo educacional. 2019. 308fl. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia/MG, 2019.
SPINOZA, Baruch de. E do caminho pelo qual melhor se dirige ao verdadeiro conhecimento das coisas. In: Tratado da Correção do Intelecto. Acrópolis Filosofia, 1662. p. 1-30. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/cv000066.pdf. Acesso em: 28 mar. 2018.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Psicologia da Arte. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
VIGOTSKI, Lev Semenovitch. Sete aulas de L.S. Vigotski sobre os fundamentos da pedologia. Rio de Janeiro: EPapers, 2018.
VYGOTSKY, Lev Semenovitch. Teoria e Método em Psicologia. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.