Problemas Socioemocionales al retorno a clases presenciales: Caso Colegio Santa Isabel de Hungría, Santiago-Chile

Autores

  • Jaime Caiceo Escudero Universidad de Santiago de Chile
  • Valeria Navarro Antúnez Colegio Santa Isabel de Hungría

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1546

Palavras-chave:

Adaptação do aluno, adaptação social, comportamento social, psicologia social, emotividade

Resumo

Após três semestres com aulas online e um semestre com capacidade presencial reduzida, o ano de 2022 começou com aulas normais, em que o Ministério da Educação instruiu no final do ano anterior um dia letivo completo e com atividades de acordo com a priorização curricular definida em 2020. No entanto, a autoridade educacional do país não levou em conta que, após dois anos em que os alunos estavam em casa sem atrito socioemocional direto e com doenças ou perda de parentes, eles retornariam com sérias dificuldades para convivência nas salas de aula.  Diante disso, as novas autoridades que assumiram o governo do Chile em 11 de março tiveram que reduzir a jornada de trabalho e solicitar que o foco fosse ajudar os alunos a se adaptarem novamente à vida juntos e se respeitarem mutuamente. A situação foi ainda mais complicada pela atitude dos pais e responsáveis, por não terem conhecimento do comportamento inadequado ou estranho de seus filhos e filhas, com alto nível de estresse, brigas entre pares, uso de drogas, tentativa de suicídio, entre outros.  O objetivo desta comunicação é divulgar a forma como a escola de Santa Isabel de Hungría tem enfrentado o regresso às aulas presenciais.  Este trabalho faz parte da epistemologia das ciências sociais, com abordagem fenomenológica e hermenêutica e a metodologia utilizada é a descritiva, analítica e de pesquisa-ação.

Biografia do Autor

Jaime Caiceo Escudero, Universidad de Santiago de Chile

Doutor  em  Ciências  da  Educação  pela  Pontificia  Universidad  Catolica Argentina Santa Maria, de Buenos Aires. É docente do Departamento de Educação da Universidade de Santiago de Chile.

Valeria Navarro Antúnez, Colegio Santa Isabel de Hungría

Professora de História e Geografia pela Universidade Católica Silva Henríquez, Mestre em Currículo e Avaliação pela mesma universidade e Mestre em Gestão e Liderança pela Universidade de Santiago do Chile. Responsável pelo Departamento de Ação Familiar e Social do Colégio Santa Isabel de Hungria.

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Publicado

2023-07-05

Como Citar

Escudero, J. C., & Navarro Aldunate, V. (2023). Problemas Socioemocionales al retorno a clases presenciales: Caso Colegio Santa Isabel de Hungría, Santiago-Chile. Revista Profissão Docente, 23(48), 01–17. https://doi.org/10.31496/rpd.v23i48.1546