Educação para autistas: analisando as contribuições de um curso de formação continuada para professores da Educação Básica.

Autores

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1660

Palavras-chave:

autismo, ensino, inclusão

Resumo

O Transtorno do Espectro Autista tem se mostrado muito presente nos últimos anos, devido ao aumento de diagnósticos e à busca por estudos que possam ajudar no entendimento e no desenvolvimento de pessoas autistas. Em virtude disso, se fazem necessárias práticas pedagógicas inclusivas voltadas para a educação de autistas, visto que há uma carência na formação inclusiva de professores, que se sentem despreparados para essa demanda. Assim, são trazidas reflexões sobre as contribuições de um curso de capacitação docente voltado à educação inclusiva de pessoas autistas. Esse curso promoveu a formação continuada de 30 professores atuantes em três escolas públicas do município de Senhor do Bonfim, Bahia, Brasil. A pesquisa envolveu o desenvolvimento, a implementação e a avaliação do curso, investigando percepções dos professores participantes acerca do sobre o autismo. Foram produzidos dados sobre os conhecimentos prévios desses participantes utilizando questionário de sondagem, com cinco questões abertas, que também foi respondido depois do curso, para avaliar suas percepções finais. Esses dados foram avaliados por análise de conteúdo. Como resultado, foi possível perceber dificuldades de professores sobre como realizar a inclusão e a falta de formação docente sobre o autismo. Também, foram verificados avanços tanto em entendimentos dos participantes acerca do transtorno quanto sobre a educação de pessoas com autismo, o que mostra a eficácia do curso e indica seu potencial para que ele seja levado a outras turmas de professores.

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Biografia do Autor

Fernanda Pereira Batista, Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, Brasil

Formada em magistério no antigo curso Normal, graduada em Ciências da Natureza pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF. Participou dos programas Institucional de Bolsas de Iniciação Científica – PIBIC e Residência Pedagógica em Ciências da Natureza – UNIVASF. Atuou no projeto de pesquisa Ensinar Ciências a Todos: sequências didáticas interdisciplinares e inclusivas, no qual colaborou como uma das autoras do capítulo Experienciando a Interdisciplinaridade no Ensino de Ciências. Fazendo arte e aprendendo sobre os animais, publicado no livro Ensinar Ciências a Todos.

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF, Brasil

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco - UNIVASF. Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Especialista em Educação Especial (FTC), especialista em a Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Líder do Núcleo de Pesquisa Educação em Ciências (NPEC) da UNIVASF. Associada à Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC). Possui experiência em educação/ensino, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Autismo, Didática, Ensino de Ciências, Formação de professores, Interdisciplinaridade.

 

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Publicado

2025-09-04

Como Citar

BATISTA, Fernanda Pereira; SHAW, Gisele Soares Lemos. Educação para autistas: analisando as contribuições de um curso de formação continuada para professores da Educação Básica. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, p. 1–21, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1660. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1660. Acesso em: 9 set. 2025.

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