Percepções dos licenciandos em Matemática sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais na pandemia

Autores

  • Douglas Marin Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil https://orcid.org/0000-0002-5798-5176
  • Helenice Maria Costa Araújo Escola Estadual Lourdes de Carvalho - EE Lourdes de Carvalho, Brasil https://orcid.org/0000-0002-2856-1913
  • Arlindo José Souza Junior Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1666

Palavras-chave:

ensino remoto, educação a distância, formação inicial de professores de matemática, educação especial, educação matemática

Resumo

Neste texto apresentamos os resultados de um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi entender quais foram as percepções dos estagiários do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, sobre os modos em que a inclusão dos alunos com necessidades especiais aconteceu durante o ensino e aprendizagem de Matemática no decorrer da pandemia. Apresentamos como resultados (i) sala de aula de ensino regular; (ii) sala de aula de ensino regular e Atendimento Educacional Especializado; e, (iii) inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação na prática docente. O estudo nos mostrou que a escola e o professor têm papeis fundamentais no processo da Educação Especial, com isso, a pesquisa indica que precisamos lutar contra a discriminação e os preconceitos para que a inclusão aconteça por meio de práticas e ações pedagógicas inclusivas.

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Biografia do Autor

Douglas Marin, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil

Doutor e Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – Unesp, Campus de Rio Claro. Licenciado em Matemática pela Universidade de São Paulo – USP, Campus de São Paulo. Atua em atividades de ensino, pesquisa e extensão na Universidade Federal de Uberlândia – UFU, nos cursos da Faculdade de Matemática e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Desenvolve pesquisas com ênfase no ensino e aprendizagem de Matemática e na formação de professores de Matemática, com foco nos seguintes temas: História da Educação Matemática, Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Resolução de Problemas e Inclusão Social.

Helenice Maria Costa Araújo, Escola Estadual Lourdes de Carvalho - EE Lourdes de Carvalho, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU, na linha de pesquisa em Ciências e Matemática. Mestre Profissional em Matemática pela Sociedade Brasileira de Matemática – SBM (2016). Pós-Graduada Lato Sensu em Supervisão, Inspeção e Gestão Escolar; em Tecnologia Digital Aplicada à Educação (2008); e em Educação Especial com Ênfase em Práticas Inclusivas (2009). Graduada em Matemática pelo Centro Universitário do Triângulo – UNITRI (2004), em Administração pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU (2011) e em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP (2014). Professora de Matemática do ensino médio e fundamental da Escola Estadual Lourdes de Carvalho, Inspetora Escolar da Prefeitura Municipal de Uberlândia e Tutora a Distância do curso de Matemática da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Tem experiência na área da Educação, com ênfase em Educação Matemática.

Arlindo José Souza Junior, Universidade Federal de Uberlândia - UFU, Brasil

Graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP, Campus São José do Rio Preto. Mestre em Educação Matemática pela UNESP, Campus Rio Claro. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, Campus Uberlândia. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes docentes, educação popular e cultura digital.

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Publicado

2025-09-25

Como Citar

MARIN, Douglas; ARAÚJO, Helenice Maria Costa; SOUZA JUNIOR, Arlindo José. Percepções dos licenciandos em Matemática sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais na pandemia. Revista Profissão Docente, Uberaba, MG, v. 25, n. 50, p. 1–23, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1666. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1666. Acesso em: 26 set. 2025.

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