Percepções dos licenciandos em Matemática sobre a inclusão dos alunos com necessidades especiais na pandemia
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1666Palavras-chave:
ensino remoto, educação a distância, formação inicial de professores de matemática, educação especial, educação matemáticaResumo
Neste texto apresentamos os resultados de um estudo realizado por meio de uma pesquisa qualitativa, cujo objetivo foi entender quais foram as percepções dos estagiários do curso de Licenciatura em Matemática, na modalidade a distância, sobre os modos em que a inclusão dos alunos com necessidades especiais aconteceu durante o ensino e aprendizagem de Matemática no decorrer da pandemia. Apresentamos como resultados (i) sala de aula de ensino regular; (ii) sala de aula de ensino regular e Atendimento Educacional Especializado; e, (iii) inserção das tecnologias digitais de informação e comunicação na prática docente. O estudo nos mostrou que a escola e o professor têm papeis fundamentais no processo da Educação Especial, com isso, a pesquisa indica que precisamos lutar contra a discriminação e os preconceitos para que a inclusão aconteça por meio de práticas e ações pedagógicas inclusivas.
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