O desenvolvimento das práticas pedagógicas integradoras para atender os pressupostos de uma formação integral

Autores

  • Ailton Alves de Oliveira Palastrim Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil
  • Geraldo Gonçalves de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.31496/rpd.v25i50.1667

Palavras-chave:

formação integral, práticas pedagógicas integradoras, Ensino Médio Integrado, currículo integrado

Resumo

As práticas pedagógicas integradoras têm evidenciado relevância entre as práticas educativas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), haja visto que sua associação com a proposta de Ensino Médio Integrado (EMI) vem proporcionando, de certo modo, a integração curricular. Nessa direção, o esperado por essa integração é que ela seja mais que uma ação interdisciplinar, contudo, destacadamente, uma prática voltada para a formação integral. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo verificar de que forma as práticas pedagógicas integradoras precisam ser desenvolvidas para atender os pressupostos de uma formação integral. Como objetivos específicos: apresentar concepções sobre as práticas pedagógicas integradoras; destacar a importância do currículo integrado, expor os princípios e objetivos do ensino médio integrado. Os procedimentos metodológicos basearam-se na revisão de literatura. O resultado aponta que o desenvolvimento das práticas pedagógicas integradoras para atender os pressupostos de uma formação integral precisa ser praticado em sentido oposto às tradicionais práticas fragmentadas que também contribuem para a formação de um indivíduo fragmentado, alheio à sua realidade. Há também a necessidade do entendimento dos sentidos da integração, por parte dos professores. Conclui-se que existem muitos desafios para a consolidação da integração, entretanto, as práticas pedagógicas integradoras se manifestam como estratégias promissoras para proporcionar a formação integral. Há muitas possibilidades para o desenvolvimento de um trabalho docente integrador em um contexto desafiante, embora prazeroso, que é o das práticas pedagógicas integradoras.

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Biografia do Autor

Ailton Alves de Oliveira Palastrim, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Técnico em Contabilidade pelo IFA - Instituto Francisco de Assis(1998), Graduado em Administração com ênfase em marketing pela Faculdade Politécnica de Uberlândia (2006), Especialização em Negócios pela Universidade Norte do Paraná (2009), Tecnólogo em Recursos Humanos pela Universidade Braz Cubas(2020), Licenciatura em Pedagogia pela UNIBF (2020), Formação Pedagógica em Sociologia e Filosofia pela Faculdade de Educação Paulistana(2023) Especialização em Coordenação Pedagógica pela UNIBF (2020), Mestrando em Educação Profissional e Tecnológica(2022). Desde 2017 atuo como professor na Escola Estadual de Ensino Médio Profissional - Ensino Médio Técnico Integral e nos cursos técnicos subsequentes e, estou finalizando em 29 de abril de 2024 o Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT, no IFTM- Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Campus Avançado Uberaba Parque Tecnológico.

Geraldo Gonçalves de Lima, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - IFTM, Brasil

Possui Pós-Doutorado (2017), Doutorado (2013) e Mestrado (2006) em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), com ênfase na linha de pesquisa História e Historiografia da Educação. É também Especialista em Metodologia do Ensino e Tecnologia para Educação a Distância (FCJP, 2008) e em História Contemporânea (UNICERP, 2003), além de Licenciado (1999) e Bacharel (1998) em Filosofia pela PUCCAMP-SP. Atualmente é Professor Titular da Carreira EBTT no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), atuando nos Programas de Pós-Graduação em Educação Tecnológica (PPGET) e no ProfEPT. Integra grupos de pesquisa em Educação e é membro de conselhos editoriais de periódicos científicos, com produções voltadas às áreas de Educação Profissional e Tecnológica, História da Educação, Políticas Públicas e Filosofia.

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Publicado

2025-06-05

Como Citar

PALASTRIM, Ailton Alves de Oliveira; GONÇALVES DE LIMA, Geraldo. O desenvolvimento das práticas pedagógicas integradoras para atender os pressupostos de uma formação integral. Revista Profissão Docente, [S. l.], v. 25, n. 50, p. 1–14, 2025. DOI: 10.31496/rpd.v25i50.1667. Disponível em: https://revistas.uniube.br/index.php/rpd/article/view/1667. Acesso em: 7 jun. 2025.

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