Análise do percurso acadêmico de discentes ingressantes no curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química da Universidade Federal do Amazonas
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v24i49.1604Palavras-chave:
ensino superior, desafios acadêmicos, formação docente, CoariResumo
O percurso de adaptação dos discentes ao ingressar em cursos universitários nem sempre é fácil, pois exige uma série de mudanças e condições que nem sempre o acadêmico está preparado. Dessa forma, este artigo busca apresentar o perfil e relatar as motivações e adaptação de alunos ingressantes do curso de Licenciatura em Ciências: Biologia e Química do Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas. O método utilizado para identificar as motivações e adaptações dos discentes do referido curso, foi a pesquisa de campo, com a abordagem qualitativa-quantitativa, com a finalidade de descrever e explorar sobre a temática com esse público específico. Participaram da pesquisa 32 licenciandos do primeiro período. Como resultado, verificou-se que 94% dos discentes vieram do ensino público e que as principais motivações dos ingressantes relaciona-se com a facilidade com a disciplina de Ciências. No entanto, se pudessem, escolheriam outros cursos, principalmente na área da saúde. Esse é o primeiro relato sobre os ingressantes do curso de Ciências do ISB/UFAM e subsidia possibilidades de implementação de políticas públicas para o curso de Ciências, além de contribuir com as pesquisas sobre a formação docente.Referências
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