Uma análise de concursos públicos sob a perspectiva dos saberes docentes de Tardif
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1447Keywords:
Ensino médio integrado, Formação docente, Concurso públicoAbstract
Com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem e de promover a educação integral do aluno, o campo da formação docente estuda o que o professor necessita saber para bem conduzir o seu trabalho. Por outro lado, as instituições de ensino públicas devem realizar concursos para selecionar os docentes que melhor atendam às suas necessidades. Nesse sentido, esta pesquisa analisou os editais de concursos para docentes efetivos do Ensino Básico Técnico e Tecnológico – EBTT, de cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais sob a perspectiva da caracterização dos saberes docentes de Maurice Tardif, a fim de identificar o que se espera desse professor a partir do que ele deve saber para ingressar na carreira. Observou-se que os editais dos concursos têm privilegiado os saberes disciplinares em detrimento dos saberes profissionais, curriculares e experienciais. Consequentemente, o perfil dos professores selecionados se aproxima mais da racionalidade técnica do que da formação integral proposta aos discentes no Ensino Médio Integrado ofertado por esses Institutos.References
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