Uma análise de concursos públicos sob a perspectiva dos saberes docentes de Tardif
DOI:
https://doi.org/10.31496/rpd.v21i46.1447Palavras-chave:
Ensino médio integrado, Formação docente, Concurso públicoResumo
Com o objetivo de melhorar o processo de ensino e aprendizagem e de promover a educação integral do aluno, o campo da formação docente estuda o que o professor necessita saber para bem conduzir o seu trabalho. Por outro lado, as instituições de ensino públicas devem realizar concursos para selecionar os docentes que melhor atendam às suas necessidades. Nesse sentido, esta pesquisa analisou os editais de concursos para docentes efetivos do Ensino Básico Técnico e Tecnológico – EBTT, de cinco Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do estado de Minas Gerais sob a perspectiva da caracterização dos saberes docentes de Maurice Tardif, a fim de identificar o que se espera desse professor a partir do que ele deve saber para ingressar na carreira. Observou-se que os editais dos concursos têm privilegiado os saberes disciplinares em detrimento dos saberes profissionais, curriculares e experienciais. Consequentemente, o perfil dos professores selecionados se aproxima mais da racionalidade técnica do que da formação integral proposta aos discentes no Ensino Médio Integrado ofertado por esses Institutos.Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil de 1998. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 22 de jul. 2021
______. Lei de Diretrizes e bases da Educação, nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Dispo-nível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 22 de jul. 2021
______. Ministério da Educação. Documento Base: educação profissional técnica de nível médio integrada ao ensino médio. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf/documento_base.pdf. Acesso em: 22 de jul. 2021
______. Lei nº. 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Pro-fissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecno-logia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm . Acesso em: 22 de jul. 2021
______. CNE/MEC. Resolução Nº 2 CNE/CP de 20 de dezembro de 2019. Define as Diretri-zes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a formação inicial de professores para a Educação Bá-sica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=135951-rcp002-19&category_slug=dezembro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 22 de jul. 2021
CONTRERAS DOMINGO, José. A autonomia ilusória: o professor como profissional técni-co. In: ______. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002. p. 89-104. (Cap. 4)
NETO, Viana Patrício Barbosa; COSTA, Maria da Conceição. Saberes docentes: entre con-cepções e categorizações. Tópicos Educacionais (UFPE). Recife/PE, n. 2, p. 76-99, 2016.
DAHER, Del Carmen. Discurso e atividade de seleção de professores. Revista Moara, n. 38,
p. 140-158, jul.-dez., 2012.
FIORENTINI, Dario; CRECCI, Vanessa. Desenvolvimento profissional docente: um termo guarda-chuva ou um novo sentido à formação? Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v. 5, n. 8, p. 11-23, 30 jun. 2013.
FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como ciência da educação. 2.ed. São Paulo: Cortez, 2008.
GATTI, Bernadete Angelina. Formação de professores: compreender e revolucionar. In: SILVA JÚNIOR, Celestino Alves da et al. Por uma revolução no campo da formação de pro-fessores. São Paulo: Editora Unesp, 2015. 229-243.
GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
MENDES, Ademir Aparecido Pinhelli; HORN, Geraldo Balduíno. O ensino de filosofia e a seleção de professores para o ensino médio das escolas públicas paranaenses. Educação em Revista, v. 12, n. 1, p. 109-124, 2011.
NIKEL, Mateus Alencar. Prática docente em concursos para o magistério: a desvalorização dos saberes da experiência. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2019. 143 f.
SIQUEIRA, A. P. M. Formação continuada e desenvolvimento profissional docente: repre-sentações de professores. Dissertação (Mestrado), Pontifícia Universidade Católica do Para-ná, Curitiba, 2017, p 62 – 72.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Editora Vozes Limitada, 2012.
YIN, Robert K. Pesquisa qualitativa do início ao fim. Penso Editora, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os textos submetidos e aprovados pelo Conselho Editorial da Revista Profissão Docente serão publicados, e seus autores poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título, Revista Profissão Docente, volume, número, ano de publicação e paginação do texto referido). Todos os artigos dessa Revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à Universidade de Uberaba.